domingo, 10 de junho de 2012

O QUE É FANZINE


 “tome zine, zine, zine, zine, zine papel xerox
todo fanzine é preto e branco e todo preto e branco pode ter”
Hanói Hanói, banca carioca (década de 1980)

Ilustração de Alex Doeppre
Fanzineiro é a pessoa que faz Fanzine. Mas o que é Fanzine? O termo é a contração das palavras “fanatic” (fã) e “magazine” (revista), ou seja, uma revista do fã. Para Henrique Magalhães, autor do livro, O que é Fanzine, da editora Brasiliense: “O Fanzine é uma publicação alternativa e amadora geralmente de pequena tiragem e impressa artesanalmente. É editado e produzido por indivíduos, grupos ou fãs-clubes de determinada arte, personagem, personalidade, hobby ou gênero de expressão artística, para um público dirigido e abordando, quase sempre, um único tema” (p. 09). Veja o exemplo: Se uma pessoa é fã do Batman, junta informações sobre o personagem, algumas ilustrações e até uma HQ (história em quadrinhos) do personagem, monta um jornalzinho e distribui para os colegas. Esta pessoa fez um Fanzine, portanto é um fanzineiro.

Os primeiros fanzines surgidos estavam ligados a temas de ficção científica, principalmente com a publicação de contos do gênero. Autores da geração bitnik também apresentaram seus trabalhos em fanzines. A partir da década de 70 do século passado com a explosão do movimento punk, começaram a proliferar uma grande quantidade de fanzines abordando a cena e também divulgando a ideologia anarquistas. Estes fanzines ficaram conhecidos com fanzines anarco-punks. Nas HQs temos três formas de fanzines: o que analisa as HQs, o que publica HQs e os que fazem uma mistura dos dois. As HQs publicadas são de artistas que ainda não ocuparam espaço no meio profissional, o que, em tratando-se de Brasil é algo muito difícil.

Resolvi publicar este artigo pois sou fanzineiro e a palavra, que aparece no meu perfil, deixou alguns leitores curiosos. Edito uma série de fanzines, sendo que o principal é o Tchê (blog), fanzine onde publico HQs de autores de auto nível, inclusive alguns profissionais, além de textos sobre quadrinhos, música e cinema. Outros fanzines que edito são: Blueseria (blog), Sonoridades Múltiplas (blog), Essência Poética, Caverna dos Gibis, TelaHQ, Arquivo, o informativo O Muro, A Tréplica, além de editar duas revistas de quadrinhos, estas impressas em gráfica com acabamento profissional: Quadrante Sul (blog) e Peryc, O Mercenário (blog).

Prezados amigos, prestigiem os fanzines!

Texto: Denilson Rosa dos Reis
Ilustração: Alex Doeppre (RS)

Um comentário: